Aula de campo no Ile Ase Ogun Alakoro



A aula de estudo de campo realizada no dia 30/09/2018, no Ponto de Cultura Ile Ase Ogun Alakoro fechou com chave de ouro a programação do curso "O Candomblé na Baixada Fluminense" realizado pela APPH-CLIO. No final, e para comemorar o sucesso do curso, foi servida uma maravilhosa feijoada a todos os participantes do curso e frequentadores da casa, numa atmosfera de união e perfeita interação.


Conheça os detalhes do curso e veja as imagens do dia:

CURSO: O Candomblé na Baixada Fluminense - História e Memória
REALIZAÇÃO: APPH-CLIO - Associação de Professores- Pesquisadores da História da Baixada Fluminense
ORGANIZAÇÃO: Tais Fernanda Noronha (Mestre em História)
APRESENTAÇÃO:

 Baixada Fluminense abriga vários espaços religiosos de Matrizes Africanas e pouco se discute, fora dos espaços onde se manifestam, a sua origem e sua trajetória pelo Rio de Janeiro até atingirem e se estabelecerem nesta região.
Tais Fernanda Noronha, Mestre em História, é uma pesquisadora deste tema e profunda conhecedora desta tradição, em seu aspecto histórico e em seu aspecto antropológico, ambos com fortes traços de manifestações culturais que contribuem para a identidade local.

O curso O CANDOMBLÉ NA BAIXADA FLUMINENSE-  HISTÓRIA E MEMÓRIA foi realizado nos sábados do mês de setembro. cada encontro teve 04 (quatro) horas de duração, perfazendo 16 (dezesseis) horas de atividade.  Nele foram abordados aspectos do candomblé, como ele se estabelece, sua estrutura no Rio de janeiro no início do século XX e como alguns de seus praticantes migram para a baixada fluminense, particularmente para a cidade de Duque de Caxias. Identificando alguns destes espaços de tradição onde alguns de seus zeladores apresentaram suas trajetórias pessoais e a do espaço a que pertencem.

Idealizadores: APPH- Clio.
Coordenação. Taís Noronha
Parceria: Instituto Histórico CMDC, ASAMIH e Templo UNECC.














Comentários

  1. Maravilha...
    Pena que durou pouco. Mas vou voltar e conhecer melhor a casa e aquele povo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a organização do curso pela escolha acertada da aula de campo.O ase Alakoro é lugar de refazimento das relações perdidas na diáspora africana..Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!! Orgulho em fazer parte do Ase Ogun Alakoro!

    ResponderExcluir
  4. Parabens psra a coordenaçao do curso e para o Ase Alakoro.Foi um dia maravilhoso de crescimento e aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos organizadores do evento. Que outras ações desta seja realizada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns muito bom este evento foi ótimo participar

    ResponderExcluir

Postar um comentário