Nota de Saudade, Respeito e Pesar



Nota de saudade, respeito e pesar

Por Paulo José de Ògún

Entregamos de volta a Massa de Origem a minha, a nossa ESTRELA AZUL!!! Minha tia avó, Mãe Stella, Ìyá Ọdẹ Kayode.

Não só foi a Iyalorisa do Ilé Àṣẹ Òpó Afonja, foi a referência como AUTORIDADE CIVILIZATÓRIA do Brasil, levando para todo o mundo ensinamentos relevantes e de suma importância para quebra de paradigmas, desconstruindo a imagem errônea da nossa Epistemologia Africana. Minha Mãe Stella, a nossa Mãe Stella, deixa um legado de muita importância para que possamos continuar a louvar nossos Orisa, de forma digna com humildade e simplicidade.

O Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró é uma partícula dessa Família Afonja, tão bem constituída por nossa célebre Vovó Aninha (Ọba Biyi), seguida por Mãe Bada, minhas avós Mãe Senhora (Ọ̀ṣun Muiwa) e Mãezinha (Iwin Tona). Essas Grandes Senhoras irão recebê-la no Ọ̀run. A Nossa ESTRELA AZUL.

Reconhecendo a importância da nossa MATRIARCA e compreendendo a hora da inevitável despedida, o Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró e Quilombo de Bongaba (Kilombá), declaro o LUTO em memória à nossa Matriarca. Rogamos a Ọlọ́run que a receba em espírito em sua volta à massa de origem. Nós, os seus netos e bisnetos, eternamente iremos reverenciar nossa Estrela Azul como a grande percursora da Epistemologia Africana, na organização cosmológica civilizatória que levou o Candomblé a ser ainda mais RESPEITADO no Mundo.

Ọlọ́run Kò sì pure o ! Descanse em paz e na paz Ìyá Mi Ọdẹ Kayode!!!!!

Bàbá Paulo José de Ògún
Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró
Bongaba, Magé, RJ

Comentários