1ª Turma de Capelães de Matriz Africana

Ordem dos Capelães do Brasil forma a Primeira Turma de Capelães de Matriz Africana.


A Capelania que até 2018 era um espaço ocupado só por cristãos de formação Católica e Protestante, Evangélicos tradicionais e Neopentecostais. A partir de 10/05/2019, após a Formatura da Primeira Turma de Capelães de Matriz Africana do Brasil, descortina-se uma nova realidade. Como observa o Babalorixá Paulo José de Ògún, dirigente do Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró e presidente de honra do Quilombo de Bongaba, ambos em Magé (RJ), "o ofício de Capelão tem como objetivo prestar atenção religiosa e orientação espiritual aos desassistidos em âmbito nacional, levando a esperança na prática do amor incondicional. Esse número de pessoas que se encontram em hospitais, presídios, casa de passagem, abrigos, orfanatos e asilos. Temos o compromisso de levar a nossa prática filosófica na visão cosmológica africana no propósito de resgatar o pertencimento de muitos que acreditavam e professavam está fé, e que, por falta de assistência no momento de fragilidade acabavam se sentindo abandonados por aqueles que de alguma forma ele esperava uma palavra de conforto um apoio moral e espiritual e não recebiam". O sacerdote observa ainda que "o que sempre nos impediu atuar nesse acolhimento foi a falta de credenciamento legal. Não há uma verdade única, nem uma única forma de se conectar com Deus. O Candomblé e a Umbanda também possuem uma mensagem de fé, amor e elevação a transmitir". Portanto, a certificação como Capelão garante a titulação necessária ao acesso às instituições públicas e privadas, nas quais estão as pessoas que necessitam de apoio espiritual e amparo material.

Paulo de Ògún afirma estar "certo de que estou cumprindo a missão da qual DEUS me destinou. Estou muito feliz de fazer parte desse momento histórico no nosso país".

A solenidade de Formatura da Primeira Turma de Capelães Religiosos de Matriz Africana, com entrega de certificado e outorga do título de Capelão pela Ordem de Capelães do Brasil (OCB), teve a cerimônia realizada no dia 10 de Maio de 2019 (sexta-feira), no Liceu de Artes e Ofícios, na cidade do Rio de Janeiro.


Comentários

Postar um comentário